Orkut

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vários Instrumentos Musicais

Alguns instrumentos de cordas:

Violino                       





O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família. (que ainda possui a viola, o violoncelo, correspondendo ao Soprano da voz humana).








Viola



A viola é um instrumento musical da mesma família do violino e visualmente se assemelha a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo.





Violoncelo








O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, possui quatro cordas afinadas em quintas.






Harpa




A Harpa é um dos instrumentos de existência mais remota. Ela tem a forma de um triângulo e suas cordas, de extensões distintas, estão posicionadas em um patamar perpendicular à tampa da caixa-de-ressonância. Elas são atadas por cravelhas – peça em que se enrola a ponta superior das cordas de um instrumento para que elas sejam tencionadas.




Alguns instrumentos de sopro:

Clarinete


O clarinete é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira, com uma boquilha cónica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registos: grave, médio, agudo e super agudo.




Trompete

O trompete é um instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos metais, caracterizada por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. É também conhecido como pistão (pistom, por metonímia).





Trombone



O trombone é um aerofone da família dos metais. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba.







Saxofone Tenor



O saxofone tenor é um instrumento de sopro, de palheta simples. Apesar da construção do seu corpo ser de metal com sistema de chaves, a origem do som reside numa palheta, (fina lâmina de madeira, geralmente fabricada com bambu), daí enquadrar-se na família das Palhetas.






Alguns instrumentos de percussão

Bombo





Bombo é um instrumento de percussão do tipo membranofone, originário da Argentina. Seu nome vem do fato de que este instrumento pode ser ouvido até duas léguas de distância.





Caixa 




Caixa, tarola, tarol, caixeta clara é um tipo de tambor bimembranofone composto por um corpo cilíndrico de pequena secção, com duas peles fixadas e tencionadas através de aros metálicos, uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame colocada em contato com a pele inferior, que vibrar através da ressonância produzida sempre que a pele superior é percutida, produzindo um som repicado, característico das marchas militares.


Castanholas






A castanhola é um instrumento de percussão criado pelos fenícios há três milénios que foi introduzido nos demais países do Mediterrâneo através do comércio marítimo desenvolvido por esse povo.







Xilofone





O Xilofone propriamente dito é um instrumento musical definido como de percussão, de altura definida ou de som determinado.




Sem comentários:

Enviar um comentário